quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Salve, salve, Zilda Arn

O terremoto do Haiti levou nossa querida Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, que, com muito fervor lutou pelos interesses e saúde das crianças, muitas vezes, usando de métodos alternativos e baratos para acabar com a desnutrição.

Médica pediatra e sanitarista, Arns, 75, fundou e coordenava a Pastoral da Criança no Brasil, órgão de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Formada em Medicina pela UFPR aprofundou-se em saúde pública e pediatria e sanitarismo, visando a salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário. Compreendendo que a educação revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade das crianças, para otimizar a sua ação, desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre bíblico da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João.

Zilda Arns Neumann estava em missão humanitária no Haiti, para motivar os líderes e voluntários da Pastoral da Criança que trabalham com crianças, gestantes e famílias e foi durante seu pronunciamento, que aconteceu o terremoto que abalou o Haiti, levando 14 brasileiros, sendo 13 militares e 1 civil, a Dra. Zilda Arns.

(...) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas."Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade.

Cremos que esta transformação social exige um investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das crianças. Este desenvolvimento começa quanto a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.

Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.” Zilda Arn

A Pastoral da Criança, assim como a pastoral da saúde, não se limita ás pessoas carentes, nem religiosos, mas ao povo em geral, independendo de religião, posição social ou qualquer outra limitação.

"Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor.Que tem que ser vivido até a última gota.Sem nenhum medo. Não mata." Clarice Linspector

Nenhum comentário:

Postar um comentário